Ter uma equipe de Facilities própria ou terceirizada: O que é melhor?

Economizar é sempre uma boa ideia, especialmente quando observamos a economia atual. No caso dos Gestores de Facilities, quando o assunto é orçamento, a grande preocupação mensal é com a folha de pagamento dos funcionários, que pode impactar consideravelmente no planejamento de um condomínio ou de uma empresa.

Mas, qualquer que seja o tamanho de um condomínio ou de uma empresa, os colaboradores são peças essenciais para o bom andamento de todas as funções portaria, limpeza, manutenção ou jardinagem.  O Gestor que se preze precisa contar com uma boa equipe para as atividades fundamentais no dia a dia.

O problema é que sempre bate aquela dúvida: ter uma equipe própria ou terceirizada para as tarefas essenciais?

A resposta é simples: depende.

É que, dependendo das necessidades do condomínio ou da empresa, cada uma das suas opções tem os seus prós e contras. Para ajudar a decidir qual é a melhor opção para sua demanda, elaboramos um guia sobre as vantagens e desvantagens em se ter uma equipe própria ou terceirizada. Confira:


Vantagens com Equipe Interna:

Controle das atividades: Quando o Gestor conta com uma equipe interna pode controlar melhor as atividades dos funcionários, monitorando e desenhando processos característicos da sua demanda.

Comprometimento e Sinergia: Outra vantagem é que como Gestor, você pode promover uma integração maior entre funcionários, já que a equipe vai estar sempre à disposição.

Controle de admissões e demissões: Quando a equipe é interna, está nas mãos do Gestor o controle sobre a seleção do funcionário. Assim, as admissões serão de acordo com necessidades próprias do condomínio ou da empresa.

 

Desvantagens com Equipe Interna:

A pior desvantagem é o valor despendido em folhas de pagamentos de funcionários internos, estima-se que para determinados serviços, os custos podem ser até dez vezes maior, entre uma estrutura interna e externa.

O custo mensal pode ser mais barato, porém alguns indicadores como demonstrado abaixo nem sempre são levados em consideração na composição do custo anual.

  • Custos com uniformes estão sob encargo do Condomínio;
  • Investimentos em treinamento, na capacitação e na especialização de atividades serão encargos prediais;
  • Rescisão, indenizações, riscos de reclamatórias trabalhistas ficam sempre com Condomínio;
  • Haverá o investimento em equipes substitutas para o caso de férias e licenças de funcionários (em paralelo, haverá os valores do licenciado/ férias)
  • Em caso de faltas, haverá o investimento em funcionários avulsos para o backup do condomínio, que geralmente acaba saindo mais caro.
  • É preciso ter tempo para realizar o controle de toda essa equipe, e quanto maior, mais trabalho e tempo se exige.
  • Nem tudo fica perfeito, quando você opta por realizar tudo internamente, a missão de realizar todas as demandas com excelência se torna cada vez mais desafiadora.

Rigidez

Quando um Gestor opta por uma equipe própria, precisa estar ciente de que desmontar uma estrutura interna quando não é mais necessária é bem mais difícil do que cancelar um contrato e fechar com outra empresa.

 

Vantagens com Equipe Terceirizada:

 

Flexibilidade

Com a terceirização, o Gestor encontra mais facilidade para estruturar as suas equipes de acordo com as necessidades do condomínio. Por exemplo, é possível buscar uma substituição rápida de colaboradores no caso de faltas, férias ou afastamento por doença, sem acréscimo de valor.

 

Custos

 Quando um Gestor contrata uma empresa terceirizada, ele tem uma notável otimização dos recursos da companhia. Isso porque, os valores pagos à empresa terceirizada já incluem gastos com salários, encargos sociais, férias, 13º salário, verbas rescisórias, uniformes e até equipamentos e materiais necessários para a execução do trabalho. Somando todos os benefícios que seriam pagos a uma equipe interna, é fácil perceber o montante de economia que a companhia vai obter a médio e longo prazo.

  • No caso de reclamatórias trabalhistas, os riscos e custos são de responsabilidade da terceirizada.
  • Os gastos com recursos humanos, processos de seleção, admissão e treinamento passam a ser da terceirizada.
  • Custos com substituição de funcionários em caso de faltas ou férias também são da empresa de serviços terceirizados.

 

Desvantagens com Equipe Terceirizada:

Menor controle das atividades

Mais uma vez essa desvantagem pode acontecer por falta de empenho e profissionalismo da empresa contratada. Aqui na COMFACIL mantemos sempre um alinhamento e controle de atividades através de cronograma compartilhado com nossos clientes e SLA´s, para que assim possamos sempre desempenhar um bom trabalho.

 

Afinal, ter equipe própria ou terceirizar?

Novamente, a resposta para essa pergunta é: depende. Mas, acreditamos que na ponta do lápis, as empresas podem sempre se beneficiar de serviços terceirizados, principalmente quando nos referimos à terceirização na área de Facilities, como Limpeza, Jardinagem, Portaria, Recepção e Manutenção.

E você, o que acha? Como funciona em seu condomínio o na sua empresa? Faça um orçamento conosco sem compromisso clicando aqui.

 

A COMFACIL é uma empresa Multisserviços na área de Facilities do RJ, contamos com profissionais especializados em diversas áreas, como: Limpeza, jardinagem, portaria, recepção e todo o serviço de apoio que sua empresa precisa.

 

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